Visão e Hiperatividade? O que tem a ver?
1. Habilidades Visuoperceptivas
Utilizamos nossas habilidades visuais para
interpretar situações abstratas e organizar e prever a atividade futura, principlamente as habilidades visuoperceptivas [HVPs]. Tudo
se resume à capacidade de criar imagens em nossas mentes, i.e, processamento visual.
Se estamos segurando um
sorvete de massa e considerando-se simultaneamente pendurado de cabeça para baixo
de uma árvore, com essas imagens visuais, muitos irão ser capazes de criar
imagens preditivas em nossos cérebros, sugerindo que o sorvete é bastante
provável de cair do cone e “plop” espatifar no
chão.
Se não podemos criar essa imagem, então, comer sorvete e se pendurar de uma árvore são simplesmente duas atividades que, ao mesmo tempo, nos atraem, e são possíveis. Não foram consideradas consequências futuras. Não vivenciamos-las na visão.
Aqueles com pouca habilidade visual têm dificuldade em organizar suas
atividades, predizem o tempo mal e muitas vezes esquecem tarefas rotineiras ou
seqüenciais até o ponto que parece incrível para pessoas com habilidades
visuais normais.
Uma versão dessa frase já escapou dos seus lábios? "Como
você pode pensar que só levará cinco minutos para sair de casa de manhã, quando
todas as outras manhãs, leva vinte minutos?" É inviável, e essa percepção de tempo tem tudo a ver com a visão, e nem precebemos né?
1.1. Habilidades Visuais Prejudicadas
Pessoas com poucas habilidades visuais parecem viver aqui e agora, enquanto as pessoas com boas habilidades visuais passam grande parte de sua atenção ao imaginar eventos passados e futuros. Ver as consequências futuras das ações atuais é fundamental na redução da impulsividade e do desenvolvimento do caráter, e passa até pelo aspecto emocional.
Muita gente desapercebida e desligada pergunta, porquê eu fui estudar as emoções, o desenvolvimento emocional, e criei o Programa FIT4MIND®, tudo por visão! A terceira via que falo desde o meu livro Fanopeia de 2012, ou via social, parece que só foi "descoberta" agora, sendo assunto de congressos de oftalmologia em 2023.
Ao
ajudar as crianças a desenvolver fortes habilidades visuais fundamentais,
podemos ajudar a facilitar a transição para a exploração visual - e toda a
eficiência e a ordem que acompanham. E precisamos conhecer a verdadeira raiz do processamento visual, o mesmo que aplico desde 2002, e estudo com bases europeias há mais de 20 anos.
Uma criança diagnosticada com TDAH ou
Hiperatividade, passa parte de sua reabilitação em sessões de terapia visual,
no mundo todo, aqui é pouco conhecido do público, mas já tenho 13 livros para
lhe mostrar que já temos aqui há alguns anos...E essas crianças muitas vezes tem problemas visuais bem simples que complicam seus sintomas.
2. O TDAH
TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) hoje é a maior causa de insucesso escolar nas crianças, o mau desempenho na escola ou desajuste social em adolescentes e até mesmo, é responsável por alguns problemas de trabalho em adultos.
Pacientes com habilidades visuais ineficazes obtém pontuações mais baixas em testes de atenção quando comparados com pacientes com habilidades visuais normais. Mas, tomem MUITO cuidado com esses testes!
Se o paciente tiver problemas ortópticos eles darão falso-positivo, e hoje vejo uma nova corrente de neófitos no processamento visual que usam esses testes como "diagnóstico" acham "problemas" de processamento visual, em simples desvios intermitentes, ambliopias, e outras alterações comuns do universo da Ortóptica. Não generalize achando que só esses testes como DTVP-2 e afins são únicos para avliar esses pacientes, é a mesma coisa que medir a distância de um quilômetro com uma régua de 15 cm, a chance de erro é ENORME, há MUITAS outras variáveis.
Essa dificuldade, quando bem avaliada numa avaliação de processamento visual decente que envolve a análise das habilidades visuperceptivas, funções visuais, funções oculomotoras e habilidades visuofuncionais; traz uma situação que obriga a ter que fazer mais esforço para reunir informações de forma clara e simples. Em suma problemas, presente de percepção e cognição. Muitas vezes, esses transtornos sintomas que são devido a problemas visuais não detectados, portanto, não foram tratados adequadamente. E afetam bastante a leitura, veja um caminho dessa avaliação num processo de distúrbio de leitura na aula abaixo.
2. 1. As Evidências Científicas
A ciência já mostrou que uma percentagem significativa de crianças com dificuldades de aprendizagem, incluindo aqueles com TDAH têm algum tipo de problema visual que pode ser resolvido por bom programa de terapia da visão – neurorreabilitação visual -neurovisão e/ou processamento visual são os indicados nesses casos.. Mais especificamente aquelas que são elaboradas caso a caso; não há “receita de bolo”, ou seja, grupo de exercícios visuais que servem para todo mundo, cada CASO É UM CASO!
2.2. VISÃO E TDAH
Esquematicamente, os problemas visuais mais comuns TDAH são:
- Dificuldade na orientação espacial: a localização de si mesmo ou objetos figuras no campo visual.
- Dificuldade em fixação e de rastreamento de objetos: Eles têm dificuldade em manter a atenção seletivamente em objetos específicos, que se manifesta ao ler ou escrever ou qualquer tarefa que envolve um esforço de concentração.
- Distúrbios da motilidade ocular: problemas na leitura e escritura. O destaque é a falta de convergência. Descrita na literatura, encontrou uma associação entre doentes com DA e os déficites de convergência.
Uma elevada percentagem de casos apresentam desordens associadas da motilidade ocular, anormalidades em problemas de convergência em visão binocular, de estrabismo bem definido. Estes fatos são significativos porque dificultar o trabalho da aprendizagem escolar, todos envolvendo leitura e escrita, bem como terapias que podem ser usados no tratamento específico de TDAH. É essencial para demonstrar a presença destas doenças e tratá-las adequadamente. São os casos que citei que geram falsos-positivos nos testes de percepção.
Se seu filho ou você, teve o "diagnóstico' baseado SÓ nesses testes, convido você a ver os meus vídeos e aulas dos professores do Rhein Institute no YouTube ver que você pode estar fazendo "coisas" desnecessárias, muitas vezes, com interesses mercantis.
Lembre-se que esses pacientes têm uma maior incidência de problemas visuais. Estes problemas visuais são geralmente diagnosticados com exames normais de Neurovisão.
Muitas vezes recebo no consultório pacientes com diagnóstico antigo de TDAH que não evoluem em terapias, pois acabam sendo um retrocesso, pois a visão estando alterada, não permite evolução nos tratamentos.
É necessário uma avaliação visual e terapia visual ser feita concomitante aos tratamentos, o tratamento sempre é multidisciplinar. Há +20 anos atuando nesse nicho já recebo diariamente pacientes de neuropsicológos e neuropedagogos, neurologistas, oftalmologistas e psicopedagogos na minha rotina de trabalho, e juntos atuamos visando uma análise completa e justa.
Essa meta-análise fala da correlação do TDAH com problemas visuais, mas não foca nos Ortópticos!
Veja, na verdade escute hehehe meu podcast sobre esse assunto e aprofunde-se!
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